sexta-feira, 4 de agosto de 2017

SOBRE Governança Corporativa Alemã

Na última semana, ocorreu o II Simpósio de Governança Corporativa para Empresas Familiares da AHK - Câmara Brasil Alemanha. Nesta ocasião, foi apresentada por Telmo Schoeler palestra sobre “Ensinamentos e Peculiaridades da Moderna Governança Corporativa Alemã".
De acordo com o palestrante, no modelo germânico de Governança, prevalece uma visão geral do todo, levando em consideração as questões comportamentais, os valores familiares e a comunidade na qual a família e a empresa estão inseridas, gerando uma visão holística que busca incluir todos os stakeholders (clientes, funcionários, fornecedores e acionistas). As decisões são geradas por consenso e buscam beneficiar a todos e focar na principal estratégia da empresa, mantendo a responsabilidade corporativa.
Além disso, os pilares da sociedade germânica seguem sendo: educação, empreendedorismo, valorização do trabalho, espírito coletivo, busca do consenso e respeito irrestrito às leis.

Interessante ressaltar que em muitas das famílias empresárias com as quais trabalhamos, tanto em famílias de origem germânica, como em algumas de outras origens, há grande sintonia com o que foi apresentado.

#tondoconsultoria #claudiatondo ##modelodegovernança #telmoschoeler #governançacorporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário