quarta-feira, 19 de abril de 2017

SOBRE A Ford, "fordismo" e sua história como Empresa Familiar

Henry Ford trabalhava na fazenda do seu pai, onde cuidava da manutenção dos motores de tratores, foi com essa função que desenvolveu talento e interesse pela engenharia automobilística. 
 
Em 1903 criou sua empresa automotiva em Dearborn, Michigan, introduzindo métodos de fabricação em série, sua produção de automóveis em grande escala e em curto tempo ficou reconhecida no mundo todo, a famosa linha de montagem “fordismo”, ou seja, a habilidade de fabricar carro a cada 98 minutos.
Henry deixou uma boa parte da sua riqueza para a Fundação Ford, além de ter organizado tudo para que sua família pudesse dar continuidade e controlar a companhia dando seqüência ao seu trabalho.
Por quase 6 décadas, quem dirigia a empresa era seu neto William Clay Ford Sênior, ocupou o cargo de presidente emérito da montadora até 2005, assim participou da metade dos 110 anos de história da empresa. Após o seu falecimento em 2014, William Ford Jr. (bisneto de Henry Ford) é o atual presidente executivo do conselho da empresa.
 
Atualmente, membros da família Ford da 4ª e 5ª geração ajudam a administrar a empresa. Controlam 40% do poder de voto e através de uma classe especial de ações.
Hoje com base nas vendas, a Ford é a quinta maior empresa do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário