quinta-feira, 23 de março de 2017

SOBRE Pontos Fracos típicos em Empresas Familiares

Algumas empresas familiares podem apresentar pontos fracos que as tornam menos ágeis, tais como: conflitos entre os interesses familiares e empresariais; uma relação inapropriada entre os salários e a performance financeira da organização; nepotismo  negativo e imobilização no mercado.

Lideranças muito fortes podem ser um ponto forte no inicio da empresa. Contudo, em uma perspectiva de longo prazo, uma liderança forte e um grupo muito dependente desta liderança são limitantes ao processo de desenvolvimento, tanto individual, como empresarial, pois somente um – ou alguns, poucos - aprendem a decidir e a assumir responsabilidades. Novos lideres precisam estar sendo constantemente treinados.

Kets de Vries (1996) cita, como outras fraquezas típicas da empresa familiar: a falta de clareza nos objetivos, a tolerância a membros da família que são inaptos a trabalhar na empresa, a resistência à mudança, os segredos familiares, a atração de personalidades dependentes a uma liderança forte e os dramas vividos em processos de sucessão.

Algo bastante comum no contexto das empresas familiares sao conflitos entre os membros da família. Devido à intimidade entre seus membros, em muitos casos, conflitos explícitos aparecem mais do que em outros tipos de organizações. Este é um  perigoso ponto fraco, pois em proporções exageradas, os conflitos entre familiares podem destruir de forma praticamente irreversível vínculos positivos entre os membros de uma família. Conflitos também podem impedir que relações minimamente saudáveis sejam estabelecidas. Nestes casos, a continuidade das empresas está amplamente ameaçada. Nas  famílias empresárias que buscam se desenvolver exercitando formas de comunicação nas quais diferentes pontos de vista podem aparecer e serem superados por perspectivas conjuntas, dificilmente os conflitos se tornam insolúveis.

Existem muitos casos de famílias que voltaram a ter um bom relacionamento depois que se separaram nos negócios. Outras famílias se separaram nos negócios de forma agressiva, a ponto de não voltarem a ter relações saudáveis na vida pessoal. Felizmente, também existem casos de famílias que ultrapassaram suas dificuldades e conseguiram decidir, unidas, se trilhariam um caminho de negócios futuros mais unidos, ou mais separados.

Energia, persistência e paciência para ultrapassar pontos fracos continuam fazendo parte da receita das empresas que se perpetuam.

2 comentários: