segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

SOBRE Zara e sua história de Empreendedorismo

Amancio Ortega é fundador uma das maiores indústrias de varejo de moda, a Zara.

Filho de um trabalhador ferroviário, viviam uma vida com poucos recursos.

Ele conta que houve um  dia no qual acompanhava sua mãe em uma loja de roupas e ouviu: "Senhora, nós não podemos lhe dar mais nenhum crédito". Ouvir  isso foi um grande impacto emocional para ele e que lhe direcionou em seus caminhos como empreendedor. Decidiu  abandonar a escola e começar a trabalhar em uma loja de camisas, iniciando-se no ramo que iria transformar a sua vida e da sua família.

Em 1963 Ortega foi gestor de cooperativas de costura na Galiza e a partir daí começou a estabelecer-se profissionalmente, fundando em seguida a Confecciones GOA, AS, precursor da Zara. Sua família o ajudava, cada um com uma função, seu irmão cuidava das questões comerciais, sua irmã da contabilidade da empresa e sua primeira esposa como parceira de negócios.

Com sua forma ímpar de trabalhar, reconfigurou o mercado de moda e adquiriu um grande sucesso financeiro.

A Holding Zara Inditex, a partir de 2015, trouxe US $ 19,67 bilhões em vendas anuais, empregando 137.054 pessoas em 6.683 lojas espalhadas pelo mundo.

Ortega saiu de uma "familia sem credito" para se transformar em um dos detentores de uma das grandes fortunas existentes atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário