quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

SOBRE A relação de Famílias Empresárias e o desenvolvimento da Arte e Arquitetura

Ao longo da história, foram vários os artistas que se tornaram famosos e conseguiram desenvolver seu potencial pelo apoio de Famílias Empresárias, reis e rainhas.


Antoni Gaudí, arquiteto catalão, também seguiu esse caminho. Na Catalunya, foi incentivado e apoiado por importantes famílias para a construção de suas obras, a maior parte delas está na cidade de Barcelona.
O conde Eusebi Güell, dedicou-se aos negócios assim como seu pai Joan Güell, criando novas empresas e indústrias. Associou-se e iniciou uma fábrica de tecido que se tornou a base da Colónia Güell. Já naquela época, também exercia o papel de conselheiro das empresas da família da sua esposa.
Tornou-se um íntimo apoiador de Gaudí. Güell encomendou ao arquiteto modernista muitas das suas obras mundialmente conhecidas, como o Parque Güell e também, o Palácio Güell, as Adegas Güell, os Pavilhoões Güell e a Cripta da Colônia Güell.

 

Para saber um pouco mais sobre a história desses lugares, acesse:
http://www.parkguell.cat/
https://www.facebook.com/casabatllo/


Outra renomada e importante família no ramo têxtil pediu a Gaudí que criasse o projeto de sua casa. A família Batlló, Josep Batlló foi um importante homem de negócios e possuía várias fábricas em Barcelona.
Foi para a família Batlló que Gaudí construiu a famosa casa Batlló, com arquitetura modesnista que tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados de Barcelona.

Para saber um pouco mais sobre a história desses lugares, acesse:
https://www.casabatllo.es/en/
https://www.facebook.com/ParkGuellOficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário